Powered By Blogger

pesquise aqui >

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Idosa é baleada dentro de casa no acesso ao Morro do Alemão


Uma mulher de 61 anos foi baleada no abdômen, e um soldado do Exército tomou um tiro de raspão, em meio a uma operação do Exército realizada na tarde desta sexta-feira (26) no conjunto de favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio. Uma pessoa também foi presa.

A operação levou a uma intensa troca de tiros entre Exército e traficantes. Cerca de 780 soldados foram deslocados para as áreas de conflito na região do bairro da Penha. Eles foram cedidos pelo Ministério da Defesa para auxiliar no combate à onda de violência na cidade.

Contagem regressiva para lançamento da TV Digital


Alagoas já está sendo vista com outros olhos. Foi-se o tempo em que o cidadão alagoano precisava encontrar a melhor posição da antena de seu televisor analógico para se ver livre daqueles ‘fantasmas, zumbidos ou chuviscos. Tudo isso é coisa do passado para o fiel telespectador da TV Gazeta, que passa a dispor, a partir de agora, do que há de mais moderno em imagem e som de alta definição. A interatividade será apenas uma das muitas vantagens ao público consumidor advindas da nova tecnologia por meio da qual a empresa da Organização Arnon de Mello (OAM) e afiliada Globo no Estado mantém o pioneirismo que sempre caracterizou sua prestação de serviço, sendo por isso considerada um patrimônio ‘de todos os alagoanos’.

O lançamento oficial acontecerá na noite desta segunda-feira, 29 de novembro, em solenidade a ser realizada no pátio do prédio sede das empresas da OAM, situado no bairro do Farol, em Maceió, onde autoridades, empresários, publicitários e diretores da Organização estarão reunidos para celebrar o marco história na existência da televisão – cuja transmissão teve início, em Alagoas, graças ao empenho do ex-senador Arnon de Mello, que deixara importante legado à comunicação, quando largou a vexatória condição de único Estado do Nordeste a não retransmitir o sinal da TV Globo. A solenidade desta segunda é mais uma prova do pioneirismo da TV Gazeta e demais empresas da OAM, já que a afiliada Globo foi a primeira a transmitir, em Alagoas, uma Copa de Mundo em alta definição, operando em High Definition (HD), ou alta definição, desde o dia 17 deste mês.


A Globo já inaugurou a transmissão digital em várias cidades do País. A primeira emissora foi a Globo São Paulo, na capital paulista, em 2 de dezembro de 2007, seguida pela Globo Minas, em Belo Horizonte, no dia 25 de abril de 2008. A última foi a Globo Nordeste, em Recife, que iniciou a transmissão em 15 de julho de 2009.


Desta feita, chegou a vez de Alagoas também se inserir neste contexto, para a satisfação, inicialmente, de milhares de alagoanos – já que a TV Gazeta passa a operar, por ora, apenas na capital, apesar do projeto de expansão para todo o Estado no decorrer dos próximos anos.


Com isso, a OAM acompanha a reinvenção do maior veículo de entretenimento, cultura e informação do País. Mais do que um forte instrumento de integração e fortalecimento de valores, a televisão brasileira conecta o cidadão com todo o mundo e tem sido responsável por verdadeiras revoluções, na busca por manter sua tecnologia sempre compatível com os aparelhos presentes nas casas dos consumidores.


Se na década de 70, quando houve a transição das transmissões em preto e branco para em cores, até então a única evolução tecnológica em 55 anos de TV, a expectativa dos telespectadores era comparável a de uma final de Copa do Mundo de Futebol, hoje a chegada da TV digital provoca profundas mudanças na forma de se fazer e assistir à televisão.

Operação Alcatraz cumpre 39 mandados de prisão, busca e apreensão em Maceió


Uma operação da Polícia Militar (PM) cumpre, desde o início da manhã desta sexta-feira (26), 39 mandados de prisão, busca e apreensão, na capital alagoana. As determinações são da 17ª Vara Criminal da Capital, geradas a partir de investigações do Gecoc, órgão do Ministério Público responsável por desarticular organizações criminosas. A ação conta com o contingente de 60 policiais de guarnições do Bope, Radiopatrulha e batalhões de áreas.

A ação foi denominada 'Alcatraz' e ainda não há informações mais detalhadas a respeito de que tipo de crime está sendo combatido. Até o momento, foram presas três pessoas e, entre elas, o acusado de tráfico Ricardo Gomes de Barros, de 44 anos, em sua residência localizada no Tabuleiro do Martins, próximo ao condomínio Aldebaran. Ricardo Campos foi detido com um quilo e meio de maconha.


No Conjunto Clima Bom I, homens da PM prenderam Camucé dos Santos Lins Júnior. Segundo o sargento J. Cláudio, 50 gramas de cocaína foi apreendida na residência onde o mandado de busca, apreensão foi cumprido.


Ainda segundo o sargento, Camucé dos Santos Lins Júnior já responde pelo crime de falsificação de documentos. No Barro Duro, a polícia prendeu um casal com 300 ampolas de Potenay e mil seringas.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

AQUI TAMBÊM TEM EMPREGO PARA VOCÊ!

Ataque da Coreia do Norte a ilha na Coreia do Sul mata dois militares


Dois militares sul-coreanos morreram na tarde desta terça-feira (23) em um ataque da artilharia da Coreia do Norte à ilha de Yeongpyeong, no Mar Amarelo, próximo à fronteira ocidental entre os dois países rivais, segundo o comando militar da Coreia do Sul.

O ataque também deixou 20 feridos - 3 deles civis-, provocou danos e incendiou imóveis na ilha, onde estava mobilizado um destacamento do Exército sul-coreano. Quatro dos militares feridos estão em estado grave.

Vários projéteis norte-coreanos caíram sobre a ilha e outros no mar, segundo o comando militar de Seul. O Exército sul-coreano revidou ao ataque e autorizou a decolagem de caças de combate F-15 e F-16 para a região. Não há informação sobre vítimas do lado norte-coreano.

'Dura represália'
As autoridades da Coreia do Sul qualificaram a ação como uma "clara provocação militar" e disseram que, se houver provocação similar, haverá uma "dura represália".

Vaticano amplia autorização para uso de camisinha na prevenção da Aids

O Papa Bento XVI fez, em livro, uma declaração histórica reconhecendo que o uso de camisinhas é moralmente justificável em alguns casos para prevenir contra a Aids. E a justificativa vale não apenas para garotos de programa homossexuais, mas também para heterossexuais e transexuais, disse o Vaticano nesta terça-feira (13).

O esclarecimento, o mais recente passo em direção ao que está sendo visto como uma mudança significativa na política da Igreja Católica no assunto, foi feito durante uma entrevista para divulgar o novo livro do papa: 'Light of the World: The Pope, the Church and the Signs of the Times' (Luz do Mundo: O Papa, a Igreja e os Sinais dos Tempos).

O monsenhor Rino Fisichella e o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, durante entrevista nesta terça-feira (23) no Vaticano.O monsenhor Rino Fisichella e o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, durante entrevista nesta terça-feira (23) no Vaticano. (Foto: AP)

No livro, uma longa entrevista com o jornalista católico alemão Peter Seewald, o papa usou o exemplo de que um garoto de programa estaria justificado em usar uma camisinha para prevenir contra a transmissão da doença.

OAM apresenta sinal digital da TV Gazeta

TV Digital é lançada oficialmente no dia 29; empresários aguardam com expectativa nova definição

Com um café da manhã na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a Organização Arnon de Mello (OAM) apresentou aos empresários e comerciantes detalhes a respeito da transmissão do sinal digital da TV Gazeta, que será lançado oficialmente no próximo dia 29.

O diretor executivo da OAM, Luis Amorim, esclareceu que o encontro com os empresários teve o objetivo de mostrar como será o funcionamento da TV Digital. Uma série de vantagens foi exposta. “O mercado publicitário vai ganhar com a nova tecnologia. A nova tecnologia em HD vai permitir aos nossos anunciantes um valor agregado ao seu produto, com uma exibição de imagem e som em alta definição”.

Ainda segundo Amorim, a alta definição através da TV Gazeta só vem enriquecer Alagoas no mercado publicitário. A interatividade, para o diretor executivo, é um dos diversos recursos que caracterizam a inovação desse novo suporte.
“A Organização Arnon de Mello teve a preocupação de não apenas lançar o sinal digital, como preparar seus funcionários, parceiros e colaboradores. Programamos palestras com diversos setores da sociedade. Hoje a apresentação é destinada aos comerciantes, mas depois direcionaremos aos revendedores de antenas e técnicos”, acrescentou.

O Presidente do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello, Carlos Mendonça, que acompanha a evolução da OAM desde sua criação, revelou estar entusiasmado com mais um passo para o futuro. “A TV Digital vai trazer para Alagoas um desenvolvimento econômico e vai mostrar que aqui no Estado é possível ter uma televisão de alta definição e com som e imagem de qualidade”, informou. Mendonça considera-se honrado em acompanhar as transformações da OAM. “A nova tecnologia em alta definição vai entrar para os anais da Organização, sempre voltada para o que há de mais moderno. Toda a OAM tem evoluído e, assim, acompanhando o desenvolvimento do país”, emendou.

Carlos Mendonça ressaltou que o sucesso da Gazeta se deve à contribuição dos funcionários que, unidos, ajudaram a desenvolver a OAM e colocá-la sempre em primeiro lugar.




O diretor comercial da TV Gazeta, Ademar de Sena, explicou que o encontro com os lojistas é de fundamental importância para a abertura do sinal digital. “A expectativa para o lançamento e as parcerias com os comerciantes são muito boas. Sempre tivemos um bom relacionamento com os lojistas e agora com esse avanço da TV Digital só temos a ganhar”, ressaltou.
Quanto à exibição dos comerciais, Ademar de Sena deixou claro que a veiculação será da mesma forma, mas as produtoras terão que se adaptar ao novo sistema.

O diretor de tecnologia da TV Gazeta, Jaime Fernandes, foi responsável por apresentar como vai funcionar o sinal digital para os comerciantes. “Mostramos durante o encontro que o sinal digital agrega o que há de mais avançado em termos de tecnologia. Comparada com o sinal analógico, a qualidade é fantástica”, apresentou.

Para o coordenador de marketing da OAM, Samir de Sena, a TV Digital significa novas formas de fazer publicidade, além de um novo conceito para o telespectador e para o mercado publicitário.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Wilson Barreto Prado, elogiou a iniciativa da Organização em ser pioneira na comunicação em Alagoas. “A expectativa para a abertura do sinal é grande entre os lojistas. Uma TV de qualidade só permite que o mercado comercial de Alagoas cresça”, disse.

Todo o processo ocorreu com tranquilidade, como assegura o diretor jurídico da Organização, Djalma Mello: “A Organização já detém o poder de outorga do sinal analógico. O que aconteceu foi uma elaboração para o pedido de que também tivéssemos a autorização para o sinal digital. A expectativa agora é apenas de obter ainda mais sucesso para a TV Gazeta", concluiu.

Menor sequestrado é baleado em canavial


O menor Eduardo da Silva, de 14 anos, foi sequestrado por quatro homens, fortemente armados, na noite desta segunda-feira, quando se encontrava nas imediações da Chesf, no Centro do Pilar, município da região metropolitana de Maceió.

Segundo a Polícia, ele foi colocado num veículo, não identificado, e levado para um canavial, na Chã do Pilar, onde foi jogado no canavial e baleado na cabeça. Dois tiros atingiram a vítima, que foi abandonada no local. Os seqüestradores fugiram logo em seguida.


Os tiros chamaram a atenção de moradores da área, que encontraram a vítima agonizando. Ele recebeu os primeiros atendimentos médicos no hospital da cidade e, posteriormente, conduzido pela Polícia para o Hospital Geral do Estado (HGE), no Trapiche da Barra.


Ele deve ser ouvido pelo delegado local, Isaías Rodrigues, assim que for liberado pelos médicos do HGE. Até o momento, o estado de saúde do menino é grave. Há informações de que Eduardo foi vítima de acerto de contas com traficantes do Pilar.

Escritor mirim de 12 anos escreve livro sobre juventude e responsabilidade



'Voe com responsabilidade', de João Victor, foi escrita durante cinco anos.

Ele tem apenas 12 anos e, inspirado pelas histórias contadas por seu próprio pai, tomou uma decisão: escrever um livro. Da ideia até a conclusão das últimas palavras, o pequeno escritor João Victor desenvolveu um trabalho durante o período de cinco anos, finalizando na obra 'Voe com Responsabilidade', que será lançada na noite do dia 27 de novembro, em Maceió.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

publicidade agora no blog doTIAGO LEITE!

EXCLUSIVO: TV GAZETA investe sem pena em sua estrutura


A TV Gazeta de Alagoas acabou de confirmar com exclusividade ao Antena Crítica que está investindo forte em equipamentos e construção de novos cenários para seus programas locais.

A emissora, que provavelmente será a primeira a lançar oficialmente o sinal digital no estado, garantiu que os novos cenários estão sendo construídos e que além do ALTV e Globo Esporte, todos os outros programas ganharão um novo cenário.

Maria Goretti, diretora geral de jornalismo da emissora, afirmou que a demora das mudanças ocorreram devido a preparação para o lançamento do sinal digital: “Nossa programação era entrar com os novos cenários logo após o fim das Eleições, mas como estamos já trabalhando para a transmissão digital, o material a ser usado requer uma atenção maior e ainda não conseguimos encontrar tudo o que é necessário em Maceió, portanto, a demora em concluir a mudança.”

Após essa ótima notícia da emissora não podemos deixar de agradecer a TV GAZETA DE ALAGOAS por realizar esses investimentos, mostrando que Alagoas também pode ser exemplo de emissoras locais para o resto dos estados.

Na Band, Datena faz ameaças à Record e se diz perseguido


O jornalista e apresentador José Luiz Datena, 53, voltou a protestar ao vivo contra a Record e contra colunistas do site da emissora concorrente. Em desabafo de cerca de 2min30segundos ininterruptos no "SP Acontece" (Band), Datena acusou o portal da rival de ser "pau mandado". A irritação ocorreu por conta de nota publicada no site a respeito de uma suposta insatisfação com a contratação de Luciano Facciolli (ex-Record) pela Band.

Datena negou insatisfação, mas confirmou ter tido desentendimento com Facciolli. "Hoje eu sou parceiro (de Facciolli) e além do mais ele me pediu desculpas. Ele tinha me metido o pau e no Neto a mando desses diretores da Record", declarou.

O apresentador da Band ameaçou "descobrir coisas" de dentro da Record e mandou um recado ao bispo (Honorilton) Gonçalves: "Cuidado, bispo, estão tentando passar a perna no senhor."

"Não fico levantando defunto morto (...) Se quiserem posso começar a levantar, e aí começo a dar cacete em vocês aí", reclamou Datena. "Me deixem em paz, pô!"

Questionada, a Record informou, por meio de sua assessoria de Comunicação, que não comentaria o caso.

Não é a primeira vez que Datena critica a Record. Quando trocou a emissora por sua atual casa, a Band, chegou a colocar uma imagem de Nossa Senhora no cenário só para provocar a rival, que é controlada por evangélicos neopentecostais.

O programa "SP Acontece" registra normalmente de 1,5 a 2 pontos no ibope da Band. No momento do desabafo desta segunda-feira, o ibope foi a 3 pontos. Cada ponto equivale a cerca de 60 mil domicílios assistindo ao programa somente na Grande São Paulo.

Dilma prega em reunião do PT 'clima político de união e compreensão


A presidente eleita Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (19) que, passada a campanha eleitoral, o PT precisa ser capaz de criar um "clima político de união e compreensão" depois de uma campanha marcada, segundo ela, por tentativas de se "criar o preconceito e a intolerância".

A presidente eleita fez as afirmações em discurso durante a última reunião de 2010 do Diretório Nacional do PT, em Brasília. Dilma participou como convidada de honra. Ela se emocionou e foi às lágrimas ao relatar o contato com a militância petista durante a campanha eleitoral.

"Temos que ser capazes de criar um clima político de união e compreensão", afirmou, após criticar os adversários na campanha eleitoral por tentarem, segundo ela, "discutir questões que tinham por objetivo criar o preconceito e a intolerância".

“Numa democracia, é assim que se deve comportar: se disputa na eleição e constroi-se a unidade do país no ato de governar. Eu conto com vocês para a construção dessa unidade do Brasil”, declarou.

Antes da fala de Dilma, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, elogiou a performance da então candidata durante a campanha eleitoral. Segundo ele, o resultado da eleição comprovou que "eram falsas" todas as afirmações feitas pelos opositores contra Dilma, "de que ela não seria aceita pelo PT, de que era uma invenção de Lula ou de que seria trucidada pelo principal adversário nos debates".

Dilma agradeceu ao PT, aos militantes e dirigentes, aos coordenadores da campanha e aos governadores petistas eleitos presentes ao evento - Jaques Wagner (BA), Agnelo Queiroz (DF), Tião Viana (AC) -, pelo empenho durante a campanha eleitoral.

Após ficar presa e viver na Itália, brasileira quer vir ajudar pobres em Alagoas


Um livro de uma brasileira condenada na Itália sob a acusação de exploração da prostituição ganhou destaque no país ao contar sua convivência no cárcere com uma das mais famosas detentas em prisões italianas: a americana Amanda Knox. Após trinta anos de Itália, um casamento, dois filhos e uma temporada na prisão, Florisbela Inocêncio de Jesus pensa em fazer as malas e voltar ao Brasil para ajudar comunidades pobres em Alagoas.
Amanda e o namorado, o italiano Rafaelle Sollecito, foram condenados no ano passado a 26 e 25 anos de prisão, respectivamente, pelo assassinato da britânica Meredith Kercher, com quem a americana dividia uma casa na cidade de Perúgia (centro do país), em novembro de 2007.

No livro Passeggiando con Amanda ('Passeando com Amanda', em tradução literal), a brasileira Florisbela Inocêncio de Jesus, de 58 anos, conta como a universitária americana recebia um tratamento diferenciado das outras presas, graças, ela acredita, à atração que os agentes penitenciários do sexo masculino sentiam por ela.

'Num certo sentido, ela tinha um tratamento privilegiado, recebia a visita de parlamentares, e os agentes penitenciários, homens, tinham uma atração por ela. Dava para perceber as diferenças de comportamento com as prisioneiras comuns e com Amanda', afirmou Florisbela, em entrevista à BBC Brasil.

A brasileira - que passou pouco mais de um ano na prisão - conviveu com Amanda Knox durante parte do seu período na cadeia e durante as transferências entre as penitenciárias de Lecce (sul da Itália) e de Perúgia, cidade-sede dos processos de ambas na Justiça.


'Amanda me impressionou muito, tinha um comportamento diferente das outras prisioneiras. Ela é muito culta. Ela é a responsável pela entrega das compras, pelas anotações de pedidos extras, muito competente no trabalho', contou.


'No começo, quando eu a conheci, era mais sofrida, mais triste, mais isolada, porque as outras prisioneiras davam a ela uma espécie de 'gelo', talvez por inveja. Mas depois eu notei que ela crescia interiormente, mais madura, mais segura de si, mais alegre', relatou Florisbela.


Livros e vestidos


A brasileira disse que Amanda contava com orgulho que seu armário tinha mais livros do que vestidos. 'Ela é muito bonita e inteligente', observa.


Florisbela denunciou no livro as más condições nas prisões italianas

'Nos encontrávamos todos os dias, das 9h às 10h da manhã, quando ela passava de cela em cela, depois das 10h ao meio-dia no pátio da recreação, e de tarde também. Falávamos de livros, fazíamos ginástica juntas... Ela me perguntou que tipo de livros eu queria, pois gostaria de me emprestar alguns', revelou Florisbela.

Sobre o crime pelo qual a americana foi condenada, Florisbela não fez comentários. 'Nunca falamos dos motivos que nos levaram para a cadeia. Esta é uma regra básica da cadeia', explicou.

O assassinato de Meredith Kercher ainda gera grande cobertura na mídia e divide a opinião pública na Itália, nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. 'Duvido que se ela não fosse americana a mídia teria dado toda a atenção que deu', disse a brasileira.


Uma audiência de apelação contra a condenação de Amanda está marcada para o dia 24 de novembro.


Denúncia


A casa dividida por Amanda e Meredith em Perúgia ficava a poucos quilômetros de outra, alugado por Florisbela a outras seis estudantes estrangeiras.

A mãe de uma das inquilinas, da Romênia, denunciou a brasileira como cafetina, em fevereiro de 2009, acusação pela qual a brasileira seria presa.

'Na época prenderam muitos brasileiros por quase nada, acho que era devido ao caso Battisti (o italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos na Itália e refugiado no Brasil, onde pediu asilo)', disse Florisbela.

'Na minha primeira audiência, a juíza italiana disse que o meu governo não se comportava bem (o governo brasileiro vem adiando uma decisão sobre o pedido italiano de extradição de Battisti)', contou. 'Eu respondi que eu estava de acordo com o meu governo e ali vi que tinha assinado a minha condenação', diz a brasileira, que tem cidadania italiana por ser casada com um agricultor do país há 30 anos.


Condições carcerárias


O livro de Florisbela, cuja publicação ela bancou sozinha por falta de interesse das editoras italianas, usa a convivência com a presa famosa como gancho para tratar das condições carcerárias no país.


Ao longo das páginas, ela critica a Justiça italiana, o sistema carcerário, as más condições de higiene, o descaso com a maternidade na prisão, o abuso de remédios psiquiátricos pelas presas, a discriminação, o racismo, o abandono, a falta de informação e o excesso de burocracia.

A ex-normalista da cidade de Mimoso do Sul, no sul do Espírito Santo, deixou a cadeia em Lecce há oito meses.

Amanda Knox aguarda audiência de apelação no dia 24 de novembro

'Fui parar na cadeia por um crime que não cometi e ainda mais por um crime pelo qual quase ninguém é preso aqui neste país. Basta ver o que acontece no governo', protesta, referindo-se às recentes denúncias sobre os escândalos sexuais envolvendo o primeiro-ministro Silvio Berlusconi.


A experiência relatada no livro de cem páginas acabou sendo premiada em um concurso literário promovido pela associação Il Borgo onlus.


'Eu quis escrever estes contos para manter alto o moral das presidiárias de Lecce e Perúgia', escreveu ela na abertura do livro.


'Me jogaram na prisão de Lecce, lá aonde termina a Itália, a 1,2 mil quilômetros de casa, quando a lei garante uma distância no máximo de cem quilômetros, e num departamento de segurança máxima, com mafiosos, gente que derreteu vítimas com ácido. E por isso irei processar o Estado italiano, porque o crime pelo qual fui condenada era comum, eu não podia ficar ali', afirma.

Criação de empregos formais totaliza 204 mil em outubro


nformações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgadas nesta sexta-feira (19) pelo Ministério do Trabalho revelam que foram criados 204.804 empregos com carteira assinada no mês de outubro.
O valor, porém, não é recorde histórico para meses de outubro, ao contrário do que havia estimado o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, no mês passado. Na ocasião, ele havia dito que outubro "provavelmente" registraria recorde para este mês.

Explicações

"[O fato de não ser recorde em outubro] é efeito do período do ano, quando diminui produção sucroalcooleira, e cai a contratação de toda a cadeia do setor. Também caiu um pouco alguns setores da indústria, por uma acomodação do setor. E, por conta do período eleitoral, quando são proibidas licitações públicas, recuou o emprego formal na construção civil", disse o ministro Lupi nesta sexta-feira.

Ele não quis fazer, porém, uma avaliação mais precisa sobre o mês de novembro. Disse apenas que a criação de empregos com carteira assinada deve ficar acima de 200 mil vagas neste mês, e acrescentou que o mês de dezembro, quando normalmente há mais demissões do que contratações, deve ter um fechamento de vagas inferior ao ano passado - quando as demissões somaram cerca de 400 mil postos de trabalho com carteira assinada.

Acumulado do ano

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, segundo dados do Caged, foram abertas 2,4 milhões de vagas formais de trabalho, informou o Ministério do Trabalho. Com isso, o resultado dos dez primeiros meses deste ano representou novo recorde. A série histórica do Caged tem início em 1992. O recorde anterior foi registrado em 2008, quando, de janeiro a outubro, foram criadas 2,14 milhões de vagas.

Além de o emprego formal ter registrado recorde no período de janeiro a outubro deste ano, o valor de empregos com carteira assinada criados se aproximou do valor previsto para todo este ano. A estimativa do minsitro Lupi é de que sejam abertas 2,5 milhões de vagas em 2010, o que, se confirmado, representará novo recorde histórico para um ano fechado. "Vai passar de 2,5 milhões de vagas em 2010", disse ele nesta sexta-feira. Para 2011, ele prevê a abertura de 3 milhões de vagas formais.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010


Lionel Messi marca, quebra tabu, e Argentina bate Seleção em Doha


A fera acordou. Com um golaço de Lionel Messi aos 46 minutos do segundo tempo, a Argentina derrotou a Seleção por 1 a 0, no Khalifa International Stadium, em Doha, no Qatar, e acabou com um jejum de cinco anos sem triunfos sobre o arquirrival. Além disso, "La Pulga" acabou com o tabu de nunca ter vencido o time canarinho atuando pela equipe principal dos hermanos. Pelo lado brasileiro, Ronaldinho foi o destaque, mas foi substituído no segundo tempo

Com o resultado, a Seleção Brasileira perdeu a invencibilidade sob o comando de Mano Menezes. Eram três vitórias em três jogos e nenhum gol sofrido. O setor defensivo, formado por Victor, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos, não sabia o que era buscar a bola na rede há 451 minutos.

O Brasil volta a campo apenas no ano que vem. A equipe de Mano Menezes vai enfrentar a França, no dia 2 de fevereiro, em Paris. Já os hermanos devem voltar a atuar na mesma data, contra a Inglaterra, em Wembley. O amistoso será confirmado nos próximos dias pela Associação de Futebol Argentina (AFA).

Pastor norte-americano desaconselha uso do Facebook


Um pastor de Nova Jersey está aconselhando aos líderes casados das igrejas que devem excluir seus perfis do Facebook ou então renunciar.

O reverendo Cedric Miller disse que muitos dos seus recentes aconselhamentos conjugais sobre a infidelidade são decorrentes do site de rede social.

O líder do Living Word Christian Fellowship Church, em Neptune, diz que o Facebook está reacendendo velhas paixões. Seu plano foi primeiramente relatado pelo Asbury Park Press.

Miller já havia pedido aos casais, entre os seus 1.100 membros da congregação, para compartilhar suas senhas Facebook uns com os outros. Ele diz que a reação a este pedido foi mista.

Ele disse no domingo que ele também "sugere" que todos os paroquianos casado desistam do Facebook completamente.

Jovem de 21 anos é encontrada carbonizada na Forene


Embora os homicídios contra homens sejam maioria, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), tem sido freqüente em Maceió os assassinatos contra mulheres. Na manhã desta quarta-feira (17), mais um corpo feminino foi encontrado morto carbonizado em Maceió.

A vítima foi reconhecida pelos familiares e trata-se de Ingrid Fernanda Gonçalves de Oliveira, de 21 anos. O corpo foi encontrado no loteamento São Caetano, na Forene, local onde a vítima reside.

De acordo com a Polícia Militar, não há informações a respeito de quem poderia ter cometido o crime ou o que teria motivado a violência. O corpo da jovem foi conduzido ao Instituto Médico Legal para os procedimentos cabíveis.

Esta é a quinta morte de mulheres causada por homicídio na grande Maceió, desde segunda-feira (15). Quem ‘abriu’ o quadro foi a também jovem Monique Camila dos Santos, de 21 anos, assassinada a tiros e arrastada até um bueiro na Rua do Cruzeiro, no bairro do Vergel dos Lagos. Segundo a mãe da jovem, Monique morava na rua há cerca de um mês, após descoberta de seu envolvimento com crack. Monique acresce, ainda, o 32º caso de assassinato contra moradores de rua.

O IML também já havia constatado assassinato contra uma mulher identificada apenas como ‘Alexsandra’, de idade não revelada, morta com golpes de canivete nas costas, enquanto caminhava na Feira do Passarinho; da jovem Vanessa Alexsandra, de 22 com um tiro na cabeça, e de uma mulher identificada como Rose Maria, que já tinha sido atingida a tiros há alguns dias.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bandidos invadem agência bancária e arrombam caixas eletrônicos







A agência do Banco do Brasil que fica localizada no Centrdo município de Batalha – distante 170 quilômetros de Maceió - foi invadida na madrugada dessa segunda-feira (15). Os criminosos arrombaram dois caixas eletrônicos usando maçarico e ‘pé de cabra’ e levaram toda a quantia em dinheiro que estava nas máquinas.


O valor do prejuízo não foi divulgado pelo banco. Segundo a polícia, os bandidos fugiram abandonando no local um pequeno botijão de gás, ‘pé de cabra’, sacolas plásticas, bonés, garrafas com água e outros objetos usados na ação criminosa.


Policiais civis tiveram que lacrar a agência bancária – que teve o atendimento paralisado nos demais caixas de autoatendimento. Peritos do Instituto de Criminalística fizeram os levantamentos do crime.


A polícia ainda não tem pistas sobre os invasores. Imagens captadas por câmeras de segurança da agência devem contribuir na investigação da polícia.





Mulher de 71 centímetros de altura busca tratamento na Turquia


Hatice Kocaman, de 21 anos, brinca com gato na cidade turca de Kadirli. Com 71 centímetros de altura e pouco mais de 7 quilos, ela vive com seus pais, Ibrahim e Hatun. Ela visitou vários médicos na região, mas nenhum descobriu que doença ela tem. A família não tem carro e não pode viajar muito longe para buscar ajuda para a filha, que sofre de distrofia de quadril e de problemas nas costas, mas nunca tratou. Ela frequentou uma escola especial, mas nunca conseguiu emprego. 'Eu sempre quis que um dia o mundo me reconhecesse', disse. 'Agora, sou famosa por causa de meu tamanho.' (Foto: Serkan Taycan/Barcroft Media/Getty Images

Galáxia pode conter buraco negro mais jovem já registrado, diz Nasa


Astrônomos da Nasa afirmaram na segunda-feira (15) ter descoberto o buraco negro mais jovem já registrado. Localizado na galáxia M100, o objeto provavelmente surgiu após a explosão de uma estrela com muita massa, fenômeno conhecido como supernova e que foi detectado por astrônomos na Terra em 1979. Teria, portanto, apenas 30 anos de existência, contados desde a detecção da explosão.

Leia comentário do astrônomo Cássio Barbosa no Blog Observatório

A idade diz respeito ao conhecimento do fenômeno a partir da Terra, já que o corpo está distante 50 milhões de anos-luz. Observações feitas com os telescópios Chandra e Spitzer, da Nasa, e do Very Large Telescope, do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) permitiram a descoberta. A galáxia M110 está localizada na direção da constelação de Virgem, em um aglomerado de galáxias com o mesmo nome.

Catalogada como SN1979C, a explosão marcou o fim de uma estrela muito massiva, detectada por um astrônomo amador no final da década de 1970. Caso a interpretação agora dada pelos cientistas ao destino da supernova seja correta, o buraco negro teria se originado a partir dessa destruição, após os resquícios do grande astro formarem um objeto com grande densidade e dimensões pequenas.

Caso confirmada, a análise da supernova é válida aos estudiosos pois fornecerá dados sobre os estágios iniciais do nascimento de um buraco negro.

Buracos negros
Buracos negros são corpos muito densos, com dimensões menores que as dos planetas do Sistema Solar. São o estágio final da evolução de estrelas muito pesadas, algumas com milhares de vezes a massa do Sol, que duram apenas milhões de anos e explodem como supernovas.

No centro de cada buraco negro há um objeto sem dimensão e com densidade infinita conhecido como singularidade. Neste local nem mesmo a luz consegue ter velocidade suficiente para escapar. A região em volta de uma singularidade recebe o nome de buraco negro.

Toda informação desta região não consegue ser detectada de forma direta, uma vez que a velocidade da luz é o limite conhecido para o deslocamento de qualquer fenômeno.

'Médicos estão pedindo demissão em Alagoas', alerta sindicalista



Em entrevista ao radialista Waldemir Rodrigues, dentro do programa Ministério do Povo, da Rádio Gazeta AM, o presidente do sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed), Wellington Galvão, disse, no final da manhã desta terça-feira (16), que a grande maioria dos médicos de Alagoas está se deslocando para estados vizinhos devido à insatisfação para com as condições de trabalho ofertadas pelo Governo do Estado.

De acordo com o sindicalista, desde o governo anterior que a classe médica luta pela implantação do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) junto ao governo estadual. “Na greve de 2007 ficou acordado com o governo que em 2008 o plano seria implantado. Mesmo após várias reuniões, o plano ficou 'engavetado' no Gabinete Civil, onde se encontra até hoje”, disse.


“Tenho casos de vários colegas do Hospital Geral do Estado (HGE) que estão pedindo demissão, dizendo que estão indo para Pernambuco e Sergipe. Alagoas tem perdido, toda semana, profissionais importantes para estados vizinhos, como cirurgiões, clínicos, além de outros de várias outras especialidades” - conta.

sábado, 13 de novembro de 2010

Vettel crava a pole, e Alonso arranca o terceiro lugar no grid em Abu Dhabi


Sebastian Vettel não quis saber de dúvidas. Com duas voltas quase perfeitas no fim do treino classificatório deste sábado, em Abu Dhabi, o alemão da RBR deixou claro que a pole position seria dele na corrida de domingo. Decidido o primeiro lugar, ainda havia muito para acontecer depois que o cronômetro zerou. Quando Fernando Alonso abriu a última volta, tinha apenas o quinto melhor tempo do dia, acuado atrás dos outros candidatos ao título. Foi aí que o líder do campeonato enfiou o pé no acelerador da sua Ferrari. Fez 1m39s792 e respirou aliviado. O tempo foi suficiente para saltar duas posições e garantir o terceiro lugar no grid, um atrás de Lewis Hamilton e dois à frente de Mark Webber, seu principal rival no caminho que leva ao tricampeonato.

O intruso na briga pelo título é Jenson Button, da McLaren, que larga em quarto, sem chances de levantar a taça. Segundo colocado na temporada, oito pontos atrás de Alonso, Webber vai precisar acelerar muito sua RBR se quiser conquistar o título aos 34 anos. O pole Vettel brilhou com 1m39s394. A 15 pontos do líder, precisa vencer e torcer para o espanhol chegar em no máximo quinto. Se as posições do grid se mantiverem na corrida deste domingo, o piloto da Ferrari será campeão pela terceira vez. A prova no circuito de Yas Marina começa às 11h, com transmissão ao vivo da TV Globo e acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.

Drama e virada: Brasil supera Japão e vai reeditar final contra a Rússia


Era um caldeirão japonês. Praticamente lotado, com cerca de 12 mil pessoas, o estádio nacional Yoyogi tinha, por todo lado, rostos cheios de esperança por verem o Japão nas semifinais do Mundial pela primeira vez em 28 anos. A cada ponto, gritos de apoio. Um barulho ensurdecedor. Na quadra, a seleção brasileira tentou fechar os ouvidos e ignorar a torcida, mas se deixou levar. Dois sets perdidos, o sonho do título inédito escapando pelos dedos. A virada, enfim, veio. Emocionante, quando a esperança estava pendurada por um fio. As brasileiras superaram os muitos erros de recepção e mostraram que estão em Tóquio para tentar conquistar o troféu perdido em 2006, para a Rússia. Vitória por 3 sets a 2 (22/25, 33/35, 25/22, 25/22 e 15/11) contra as donas da casa, e silêncio nas arquibancadas.

Neste domingo, às 8h30m (de Brasília), o Brasil reeditará a última decisão do Mundial. A Rússia venceu os Estados Unidos por 3 sets a 1 na outra semifinal. Já o Japão disputará a medalha de bronze com as americanas.

Com 28 acertos, Ebata foi a maior pontuadora do jogo. Já pelo Brasil, Natália marcou 25 pontos. Veja a galeria de fotos da partida.

- Não fico feliz com o jogo de hoje. Foi um desgaste muito grande. Mas ao menos a gente conseguiu a passagem para a final - disse o técnico José Roberto Guimarães.

Polícia prende acusado de matar "Timbalada"




Agentes da Delegacia de Homicídios
, comandados pela delegada Rebecca Cordeiro, prenderam, nesta sexta-feira (12), um dos acusados do assassinato do morador de rua e flanelinha Wanderson Bezerra Félix, o “Timbalada”, morto no dia 31 de outubro último, num trecho da Rua Sandoval Arroxelas, na Ponta Verde. Rodrigo Alexandre da Silva, 21 anos, conhecido como “Lanchinho”, estava de posse de um automóvel Gol de cor preta e placa MUP 7455-Maceió/AL, utilizado pelos acusados do crime.

O mandado de prisão foi expedido pela 17ª Vara Criminal, após a delegada recolher indícios contra o acusado. Outro suspeito também foi preso, mas não teve o nome divulg
ado. A participação dele no crime ainda está sendo investigada.

No momento em que foi detido, "Rodriguinho" estava com R$ 3.500,00, quantia que seria fruto da arrecadação da venda de drogas. Três homens participaram do assassinato do flanelinha. A polícia já sabe quem foi o terceiro criminoso, poré
m, mantém o nome em sigilo.

A morte de “Timbalada”, de acordo com as investigações, teria sido causada pela disputa de pontos de venda de drogas na área de Ponta Verde. A vítima estaria criando problemas com "passadores" de drogas, conhecidos como “aviões”, que
trabalhavam para “Lanchinho”, acusado de tráfico de drogas. Testemunhas relatam que ele chegou a agredir um desses “aviões”, o que desagradou o traficante.

A polícia também investiga a relação do assassinato de “Timbalada” com o de outro morador de rua: José Sérgio dos Santos, 32 anos, conhecido como “Cotó”, morto no dia 26 de outubro, na Rua Desportista Humberto Guimarães, também no bairro de Ponta Verde.

Ministério da Educação libera gabaritos do Enem


O Ministério da Educação divulgou no final da tarde desta sexta-feira (12) os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último fim de semana. A liberação ocorre depois que o Tribunal Regional Federal da 5ª Região derrubou a liminar que suspendeu o exame e a divulgação do resultado das provas.
No site do MEC, os gabaritos só devem estar disponíveis depois das 21h. Cerca de 3,3 milhões de estudantes participaram do Enem 2010, que ocorreu no último fim de semana.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Lucro da Petrobras cresce quase 8% no terceiro trimestre


A Petrobras informou nesta quinta-feira (11) que encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido de R$ 8,56 bilhões, 7,9% maior que o obtido no mesmo período de 2009. O lucro bruto alcançou R$ 19,64 bilhões no trimestre de julho a setembro, resultado ligeiramente superior ao do mesmo trimestre de 2009, quando ficou em R$ 19,06 bilhões.

A receita líquida somou R$ 54,739 bilhões, uma alta de 14,3% no período. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização aumentou 4,6%, para R$ 14,736 bilhões.

Nos nove primeiros meses do ano, o lucro líquido alcançou R$ 24,58 bilhões, 10% sobre o mesmo de 2009, "devido principalmente aos maiores volumes de venda no país, que se elevaram 13%, e ao aumento dos preços do petróleo", informou a estatal em nota.

A Petrobras anunciou no final de setembro passado a conclusão da maior capitalização da história, uma operação que movimentou R$ 120,3 bilhões. Desse total, pouco menos de R$ 50 bilhões ingressaram no caixa da companhia. A maior parte, ou R$ 74,8 bilhões, foi repassada à União, como forma de pagamento da cessão de 5 bilhões de barris de petróleo a serem explorados pela Petrobras futuramente.

Os valores apresentados pela companhia referentes ao terceiro trimestre de 2009 diferem daqueles apresentados no final do ano passado devido a ajustes contábeis promovidos pela companhia. Até o ano passado o balanço da estatal seguia as práticas contábeis adotadas no Brasil, e a partir deste ano os resultados passaram a seguir os padrões internacionais de contabilidade (International Financial Reporting Standards-IFRS). Com isso, os números de 2009 apresentados neste trimestre foram ajustados de forma a se adequarem ao padrão IFRS.

Produção
A produção total de óleo e gás da Petrobras atingiu a média diária de 2,568 barris de óleo equivalente (BOE) nos nove primeiros meses do ano, uma alta de 2% na comparação com os 2,513 milhões de barris diários do período janeiro-setembro do ano passado. No Brasil, a produção da estatal foi de 2,322 milhões de BOE por dia, um crescimento de 2% em relação aos nove primeiros meses de 2009.

A produção de petróleo e líquido de gás natural da companhia no país entre janeiro e setembro foi de 1,995 milhão de barris por dia nos nove primeiros meses do ano, contra 1,963 milhão de barris diários entre janeiro e setembro do ano passado.

Segundo a companhia, o crescimento foi derivado da elevação da produção nas plataformas Cidade de Vitória, Cidade de Santos, Espírito Santo e Frade, além da contribuição do óleo extraído dos testes de longa duração (TLDs) de Tiro e Tupi.

Ex-governador é assaltado em Jaraguá


O ex-governador Moacir Andrade e o filho foram assaltados na tarde desta quinta-feira (11) em um restaurante localizado no bairro do Jaraguá, em Maceió. Ambos foram surpreendidos por um homem armado que levou uma quantia em dinheiro não especificada.

De acordo com informações, as vítimas haviam saído de uma agência bancária onde teriam efetuado um saque de valor não divulgado. Para a polícia, elas teriam sido seguidas. O assaltante, conforme testemunhas, entrou no estabelecimento comercial, foi até o setor de frios e, em seguida, já em direção ao ex-governador anunciando o assalto.


A polícia foi acionada, mas não localizou nenhum suspeito.

TJ recebe provimento que legaliza contratos de união estável entre homossexuais



A presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargadora Elizabeth Carvalho, recebeu, das mãos de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), o provimento de nº 07/2010, de Pernambuco. O documento trata da autorização para cartórios garantam, por meio de contratos, a união estável para pessoas do mesmo sexo. O provimento entregue serviria de modelo para Alagoas. No Brasil, cinco estados já asseguraram tal direito aos homossexuais.

O encontro entre Omar Coêlho e Elizabeth Carvalho foi acompanhado pelo presidente do Grupo Gay de Alagoas, Nildo Correia, e pelo coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da OAB, Gilberto Irineu.


A busca do movimento, segundo Nildo, é fazer com que os homossexuais tenham mais garantias, evitando prejuízos e interferência de terceiros em algumas situações. “Não queremos obrigar as igrejas a fazerem casamento de homossexuais, mas garantir, ao menos no civil, direitos em um relacionamento”- ressaltou o presidente do GGAL.


Ele exemplifica o caso com uma situação verificada em Alagoas, onde um casal estaria vivendo em conflito com familiares. “Há três anos fomos procurados. Um dos rapazes está muito doente e, quando compraram o imóvel onde moram, o mesmo foi colocado no nome da mãe do seu companheiro. A mãe morreu e ele agora está com a saúde comprometida. Ao todo, são cinco irmãos. Mesmo tendo consciência de que a mãe não teve participação alguma na aquisição da casa, dois deles estão fazendo questão pela partilha dos bens. E sabemos que eles deverão ganhar na Justiça. Com a aprovação do provimento será diferente. Ninguém ficará desamparado”- explicou Nildo.


Além de Pernambuco, no Maranhão, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santa Catarina, a Justiça também foi favorável à medida. A desembargadora prometeu ao presidente do GGAL agilizar o processo até o término do seu mandato, em fevereiro.


“Primeiro encaminharei aos juízes auxiliares para apreciação e, logo após, colocarei na pauta do Pleno, para análise dos quinze desembargadores”- assegurou a presidente do TJ/AL.

Preconceito e falta de políticas públicas:

Nildo frisou, também, a questão do Estatuto da Família - que fala sobre o reconhecimento da união homoafetiva. Porém, lembrou a questão do preconceito em Alagoas.

“Infelizmente, enquanto houver seres humanos, o preconceito também existirá. Alguns avanços já foram detectados, mas o segmento passa ainda por problemáticas que são consequência da falta de políticas públicas que o beneficiem”- reforçou. Ele relatou ainda que, desde 2008, a luta tem sido intensa. "Em uma conferência ocorrida em Maceió, foramo apresentadas 300 propostas voltadas para o movimento LGBT e nenhuma foi adotada até o momento", emendou.

Para o GGAL, faltam medidas sócio-educacionais, geração de emprego e renda - o que pode, na concepção do presidente do GGAL, impulsionar os jovens homossexuais para um mundo de riscos, deixá-los vulneráveis a doenças sexualmente transmissíveis, por meio do contato com drogas, além de expô-los à homofobia.


Homofobia:

No primeiro trimestre de 2010, Alagoas chegou, segundo Correia, a dominar o ranking nacional no tocante aos crimes homofóbicos, passando à frente da Bahia e Pernambuco. O Caso mais recente foi registrado em setembro e teve como vítima fatal um pai de santo.

Tiririca 'leu e escreveu' em audiência, diz presidente do TRE



O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, desembargador Walter de Almeida Guilherme, disse na tarde desta quinta-feira (11) que o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca, "leu e escreveu" durante audiência realizada para apurar a veracidade de sua declaração de escolaridade.

A sessão foi retomada à tarde para que sejam ouvidas as testemunhas de acusação e de defesa. Tiririca não quis se submeter à coleta de material para perícia, mas o desembargador entende que a realização do teste acabou superando a necessidade de nova análise de sua grafia. "Este teste acabou dando o resultado que daria a própria perícia", disse o desembargador.


O presidente do TRE não quis comentar o desempenho de Tiririca, deputado federal mais votado do Brasil, com 1,3 milhão de votos.


"Não conheço o processo e seria leviano dizer. É o juiz (responsável pelo caso) que vai dizer isso", afirmou o desembargador. "Foi ditado e ele escreveu. Se escreveu mal ou bem, não vou dizer, não sei. Na hora de ler, ele leu. Se bem ou mal, é o juiz que vai avaliar", afirmou.


Durante o teste, Tiririca teve de ler o título e o subtítulo de duas páginas de um jornal paulistano. Os textos são da edição desta quinta: uma reportagem sobre o filme que homenageia Ayrton Senna e outra sobre a ação do Procon sobre estabelecimento que vendia produto vencido.


Ele também foi submetido a um ditado, extraído do livro “Justiça Eleitoral – Uma Retrospectiva”. O deputado eleito teve de reproduzir o seguinte trecho: “A promulgação do Código Eleitoral, em fevereiro de 1932, trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral”.


"Ele veio de manhã para fazer eventualmente uma perícia. Ele se recusou a fazer a perícia como permite a lei no sentido fazer dado de auto-incriminação. Mas o juiz na sua prerrogativa pediu a ele que se submetesse a um teste. Então o juiz fez um ditado, aleatoriamente, que caiu na página 51. Ele escreveu aquilo que foi dito. Depois o juiz perguntou se ele se submeteria a um teste de leitura e ele leu, título e subtítulo", afirmou Guilherme.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Laudo detecta cocaína no organismo de bebê internado há sete dias em SC



Um laudo do Instituto Geral de Perícias divulgado na segunda-feira (8) apontou a presença de cocaína no organismo de um bebê de 9 meses, que está internado desde o dia 2 de novembro em um hospital de Joinville (SC).
O delegado Raphael Souza Werling de Oliveira explicou ao G1 que os pais da criança, que vivem em Araquari (SC), acionaram os bombeiros quando a menina começou a passar mal no dia 2. Eles teriam dito à equipe de resgate que a criança se engasgou com um biscoito. O estado da criança era tão grave que ela foi transferida de helicóptero para um hospital em Joinville.
“Os bombeiros viram que a menina havia vomitado e tinha uma substância meio amarelada na boca. Pelo histórico da família e por resquícios no local de material usado para o consumo de crack, eles comunicaram a delegacia sobre o caso”, disse o delegado.
Os pais e três testemunhas que estariam na casa no momento em que o bebê passou mal foram chamados para depor. De acordo com o delegado, as testemunhas teriam afirmado que todos no local consumiram entorpecente.
“Uma pessoa confirmou no seu depoimento que a menina havia ingerido uma pedra de crack, mas não tínhamos a prova técnica. Acionei o Instituto Geral de Perícias para que coletasse material da menina e fizesse a análise laboratorial para verificar a presença de alguma substância entorpecente. O laudo deu positivo para a presença de cocaína”, disse Oliveira.
Segundo o delegado, a menina possivelmente deglutiu uma pedra de crack, já que a substância é um subproduto da cocaína. “A menina teria pegado [a pedra] por um descuido dos pais. Mas como os pais têm o dever legal de proteger os filhos menores, a investigação concluiu que houve uma omissão. Eles vão responder pelo que acontecer com a menina.”
No inquérito, que foi concluído nesta terça-feira (9), os pais são indiciados por lesão corporal grave. Eles vão responder em liberdade. O documento será encaminhado ao Ministério Público pelo delegado ainda nesta terça.
A Justiça também vai analisar quem ficará responsável pela guarda da criança.

Homem é morto a tiros no Feitosa



Um homem foi morto a tiros no final da tarde desta terça-feira, no bairro do Feitosa, em Maceió. Ele foi encontrado numa localidade conhecida como "Grota do Feitosa", na travessa São Miguel, ao lado de um córrego poluído.Segundo o cabo PM Beneval, do Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), o lugar é muito frequentado por usuários de drogas.Não foi encontrada nenhuma identificação com a vítima e os moradores negaram conhecê-lo. A polícia não conseguiu confirmar se a vítima teria envolvimento com drogas ou com algum ato ilícito. Apesar de muitos curiosos terem acompanhado a ação dos homens do Instituto de Criminalística, ninguém quis testemunhar sobre o crime.O corpo do jovem - que aparentava ter 25 anos - foi recolhido até o Instituto Médico Legal (IML) de Maceió.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Quase 83% dos maceioenses estão endividados



Os maceioenses estão 11% mais endividados do que no mês passado. Isso foi o que comprovou a pesquisa de Taxa de Endividamento do Consumidor de Maceió, promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL) em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O resultado do estudo também apontou que 82,7% dos consumidores têm algum tipo de dívida neste mês de novembro de 2010. Em outubro, o nível de endividamento alcançou 71,7%.
Pelo que pôde constatar a pesquisa, o crescimento da capacidade de endividamento foi causada pela proximidade das festas e despesas do final do ano, época em que os consumidores tendem a assumir mais compromissos. “O farto crédito disponibilizado pelo sistema financeiro nacional tem propiciado a contração de novas dívidas”, observou o consultor econômico da Fecomércio/AL e professor de Economia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fábio Guedes.


A boa notícia


Mas o estudo também traz uma boa notícia. O percentual da renda dos consumidores comprometidos com dívidas continua confortável, na margem de 30%.


E os débitos dos maceioenses não foram considerados tão altos. 70% das dívidas contraídas continuam na faixa até R$ 1.500,00 e, a maioria delas, tem duração entre três meses a um ano. “O perfil do endividamento do maceioense é de curto prazo e como o grosso da taxa de endividamento situa-se em até R$ 1.500,00, isso traz algumas consequências em termos de custos financeiros adicionais, tais como pagamentos de mais juros, pois a maior parte das dívidas é com cartões de credito que, em média, cobram juros de mais de 160% por ano no país”, explicou Fábio Guedes.


A má notícia


A pesquisa também mostrou que o nível de consumidores com dívidas atrasadas também aumentou de 34,6%, registrado no mês anterior, para 48,5%, em novembro. E a falta de controle financeiro ainda é a maior causa do aumento do nível de endividamento, mas essa percepção caiu do mês de outubro para novembro, de 52,2% para 48,6%. Segundo Guedes, essa falta de controle financeiro está relacionada a alguns aspectos, como o elevado nível de confiança na situação econômica atual, o que desperta a falta de atenção para orçamento familiar e também a possível ausência de métodos de controle e educação em economia doméstica.

Já a novidade do estudo é que a taxa de inadimplência, isto é, o percentual de consumidores que têm dívidas atrasadas superiores a 90 dias, declinou de 3,6%, em outubro, para 2,2%, em novembro. Este foi o menor percentual alcançado no ano. Por isso, os dados não devem preocupar os empresários do comércio de Maceió porque esse movimento no perfil de endividamento do consumidor é característico do período do ano, quando as compras começam a aquecer o setor em decorrência das festas natalinas.


Alimentação


O perfil do endividamento dos consumidores apontado pela pesquisa reforça a tendência verificada no mês passado com a maior parcela das dívidas contraídas se concentrando nas compras de alimentos (23,8%). Em seguida, vem a aquisição de móveis residenciais (16%), tratamentos médicos (17,4%) e automóveis e motocicletas (13,2%).

A pesquisa aponta ainda que o cartão de crédito continua sendo o maior instrumento de contração de dívidas. Entretanto, a pesquisa atual registra uma queda no nível de endividamento do consumidor nessa modalidade de meio de pagamento de 57% para 46,7%, de outubro para novembro.


Os carnês de lojas passaram a ser mais usados no mês de novembro e 29,1% dos consumidores maceioenses contraíram dívidas utilizando esta modalidade de pagamento. “Isto é sintomático do aquecimento das vendas principalmente nas grandes redes varejistas da cidade em função da aproximação das festas de final de ano”, ressalta. Em seguida, aparecem os financiamentos (16,6%) e os empréstimos pessoais (12,3%).

Os gastos inesperados, como causas do endividamento do consumidor, aumentaram em relação ao mês anterior, de 22,3% para 25,2%.

As mulheres, no mês de novembro, contraíram mais dívidas que os homens, 84,2% contra 81%. Outro dado apontado pela pesquisa é de que as pessoas com mais de 35 anos são as mais endividadas (84,5%); por escolaridade, os consumidores com nível superior são os que apresentam as maiores taxas (84%).